Buscar
  • Mariana Negrão

Movimento artístico: Expressionismo Abstrato e suas mulheres

O movimento artístico EXPRESSIONISMO ABSTRATO começou na década de 1940 (1943) nos Estados Unidos, na verdade, foi o primeiro movimento artístico norte americano a ter impacto internacional por conta que aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial enquanto a Europa estava se recuperando e os Estados Unidos se mantinham fortes. Durou até meados da década de 1950.


Começou com um grupo de artistas, "Escola de Nova York", que tinha novas e radicais ideias sobre os estilos de pintura, trazendo muito do conceito Action Painting e Color Field. Este grupo de artistas, com suas atitudes marcantes, eram independentes e organização suas próprias exposições.


Action Painting conceito iniciado pelo artista Jackson Pollock, onde ele rompeu com a arte tradicional de cavalete focando na criação artística das emoções e expressões humanas, por isso o nome EXpressionismo, (EX = exteriorizar o que está dentro), usava imensas telas no chão e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos do pincel e/ou outros objetos era pintado uma tela, uma pintura, uma obra de arte e esse processo todo privilegiava toda a espontaneidade e fluidez artística. Acho que é por isso que eu, Mariana, me identifico tanto com este movimento. Para mim, é um dos mais relevantes movimentos da história da arte.

Com isso, a partir dessa relação corporal do artista com a pintura, essas obras do conceito Action Painting ou obras gestualísticas (arte performática) dependiam dos movimentos e atuação do artista.


Já o conceito Color Field ou pintura do campo, apresenta áreas unificadas de cores sólidas em telas grandes e a objetividade das cores nas telas ao utilizar padrões geométricos mais simples. As pinturas Color Field não sugerem nenhum tipo de solidez ou profundidade e não tem início nem fim. Os grandes planos de cor pretendiam instigar a reflexão, pois cada pintor buscava uma abordagem individual e espiritual da abstração.

Um dos maiores representantes desse estilo foi o pintor estadunidense, nascido na Letônia, Mark Rothko.


gif



Um outro ponto sobre o Expressionismo abstrato que estou trazendo aqui diz respeito sobre o machismo dentro deste movimento, sim, pois é, até na arte acontece esse fato, ainda mais na época em que emergiu o movimento: pós guerra, todo mundo querendo viver o "American Way of life" e os homens que tinham o poder. Acredito que como uma artista MULHER preciso e devo trazer esses assuntos.

Começamos pelo exemplo do machismo no movimento quando, em 1937, a artista Lee Krasner recebeu o seguinte comentário do artista Han Hofmann, um pintor expressionista abstrato:

“Isso é tão bom que você nunca diria que foi feito por uma mulher”.

O pior de tudo é que ele achava que estava fazendo um elogio à ela, WTF???

Esta artista, Lee Krasner, já consciente do machismo vivido, ela não queria chamar a atenção para o fato de ser mulher e assinava suas obras com um ambíguo "LK". Ainda por cima, era esposa de Pollock, então as pessoas identificavam-a como mulher dele e não com o nome dela. Embora suas obras costumavam ser mais sofisticadas que as de seu marido.

Absurdo, não?


Contudo, muitas mulheres fizeram grandes sucessos dentro do movimento após a primeira exposição individual de Krasner.

Segundo a economista Syvlya Ann Hewleet, uma mulher que dirige o programa de gênero e política na Columbia University, as mulheres sentem que têm mais liberdade e espaço no mundo da arte, trazendo mais segurança. Porém ela cita: “Mas todas as pessoas poderosas do mundo da arte são homens. O mercado da arte é totalmente dominado por agentes masculinos”.

A verdade mesmo é que até hoje quando obras são assinadas por homens, estas obras valem muito mais no mercado do que assinadas por mulheres.


VAMOS MUDAR ESSA REALIDADE?



10 mulheres excepcionais do Expressionismo Abstrato:


1. Louise Nevelson, 1899 - 1988

Louise Nevelson era uma escultora russa-americana conhecida por suas peças abstratas realizadas com caixas de madeira.




2. Mary Callery, 1903 - 1977

Mary Callery foi uma artista americana conhecida pelas suas esculturas modernas e expressionista abstrata. Ela fazia parte da "Escola de Nova York".




3. Mary Abbott, 1921 - 2019

Mary Abbott foi uma pintura prolífica, era uma das três membras femininas do clube de artistas em Nova York, ela declarou que o trabalho de sua vida foi "usando os meios de pintura, cor, linha e a poesia do espaço vital".




4. Agnes Martin, 1912 - 2004

Agnes Martin nascida no Canadá, era conhecida como uma artista minimalista, mas se considerava dentro do movimento Expressionismo abstrato e seu trabalho foi considerado como um "ensaio em critério, interioridade e do silêncio".




5. Perle Fine, 1905 - 1988

Perle Fine era mais conhecida por sua combinação de fluido e pincelada dos materiais e seu uso de formas biomórficas envoltas e entrelaçadas com formas geométricas irregulares.




6. Lee Krasner, 1908 - 1984

Lee Krasner como já mencionada acima, foi uma influente pintora. Ela desenvolveu seu próprio estilo de abstração geométrica, onde fundamentou em motivos florais e gestos rítmicos.




7. Anne Ryan, 1889 - 1954

Anne Ryan pertenceu a primeira geração do Expressionismo abstrato da "Escola de Nova York". Ela foi uma artista que se dedicou em colagens e trazia a poesia em uma linguagem.




8. Dorothy Dehner, 1901 - 1994

Dorothy Dehner era uma influente personalidade dentro do movimento e era fascinada pelos trabalhos de Picasso e Matisse, por isso trouxe muito desta linguagem para as suas esculturas.




9. Joan Mitchell, 1925 - 1992

Joan Mitchell foi uma pintora e gravurista americana, onde fez parte do movimento norte americano porém começou sua carreira na França. Ela foi uma grande pintora e ganhou aclamação crítica e de público.




10. Helen Frankenthaler, 1928 - 2011

Helen Frankenthaler grande artista do Expressionismo Abstrato, foi uma renomada pintora, onde teve suas pinturas expostas no mundo todo e até hoje é reconhecida. Um dos grandes nomes do movimento.

Vamos transformar a nossa realidade?


#art #arte #design #expressionismoabstrato #historiadaarte #movimentoartistico #atelier

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo