Buscar
  • Mariana Negrão

Dentro do atelier Urihi !

Dessa vez aqui no blog, decidi escrever e mostrar por dentro do atelier Urihi, porque é onde tudo nasce, toda a produção acontece, as conexões são feitas, mesmo que hoje 100% virtuais, e por ai vai.

Aqui no atelier eu costumo trabalhar com múltiplos materiais: têxtil, madeira, muita tinta, fotos, impressões, materiais orgânicos. Intuitivamente, a minha palheta de cor parece que tem um toque de mágica, pois até tento fugir dessas cores, mas elas não fogem do meu trabalho rs. Exploro o máximo possível a natureza ao meu redor, com cores que remetem alegria e bem estar. Uma vez uma pessoa me disse: "hoje vi seu trabalho logo pela manhã e já animou meu dia."

Fiquei MUITO feliz com essa notícia, quem não ficaria?!



Normalmente, quase sempre, meu espaço de trabalho é bagunçado, mas me fala, qual atelier não é bagunçado? Nós, artistas, nos achamos em nossa bagunça. Um dia o atelier está de um jeito, outro dia está de outro e assim os dias vão passando. Penso que temos uma inquietação dentro de nós e precisamos desse movimento no nosso dia a dia para a criatividade fluir. Somos movidos pelo emocional, precisamos de transformação para continuar no ritmo da criação e do cotidiano.



Atualmente, meu espaço de trabalho fica localizado na Serra da Cantareira, extremo norte da cidade de São Paulo. Sou muito grata por poder trabalhar no meio da natureza, rodeada de animais e muitos sons da floresta. A Serra da Cantareira é a maior floresta urbana do mundo com mata atlântica nativa. O atelier Urihi nasceu nesse local mas hoje já sinto necessidade de ter um espaço de trabalho na cidade para que a minha rede de conexão aumente e vontade de ter um atelier aberto para que as pessoas possam ir com facilidade conhecer e visitar meu trabalho.



Dentro do atelier minhas inspirações ficam espalhadas, na parede, no mural de cortiça, nos cadernos, no computador, nas fotografias do meu celular, faço de tudo para me lembrar da criatividade e trazer mais inspirações. Meus antigos trabalhos também são as minhas fontes de inspiração. Eles me fazem lembrar de processos antigos ou até de projetos que eu comecei e, por algum motivo, não finalizei.

Ah, também gosto muito de pegar inspirações em revistas e livros, então sempre tenho livros espalhados, marcados e páginas de revistas recortadas, principalmente para inspiração de cor (tentar aquela fuga das cores que contei no começo do texto rs).



Meu fluxo de trabalho varia muito de dia para dia, semana para semana. As vezes eu estou mais focada na produção manual, outras na produção de conteúdo online, outros dias focada só nas pinturas, porém sempre criando algo.

Hoje, estou imersa no mundo da impressão digital nos tecidos. O objetivo é transformar minhas pinturas em objetos, objetos para casa, objetos para vestir, objetos para decorar. Claro que sempre colocando a sustentabilidade dos materiais em primeiro lugar. Antes de materializar qualquer ideia, vêm o processo de pesquisa, pesquisa de materiais, de produção e como posso utilizar as técnicas que desejo de forma consciente e ecológica.

Os tecidos que uso ou são reciclados ou são de um processo de produção com impacto negativo quase zero.

Uso muita tinta para criar as estampas e papel.

O meu projeto atual é da minha nova coleção, que a partir deste ano, estou com o intuito de padronizar todas as linhas de produtos com uma coleção de desenhos. Tentar sair da zona de bagunça.



Essa é a casinha onde a magia acontece e sou muito grata por esse espaço poder abrigar o atelier Urihi !


#art #arte #atelier #pordentro #design #processo #produção #espaçodetrabalho #homeoffice #pintura #decoração #artesplásticas #atelierdearte

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo