Buscar
  • Mariana Negrão

Processo Criativo

Atualizado: Mai 15

Mas o que é processo criativo?


Essa pergunta, na verdade, é bem complexa para responder. Porque ela pode ter inúmeras respostas e significados. Isso depende do ponto de vista de cada um. Penso que a pergunta correta a se fazer é: Mas o que é processo criativo na sua visão?

Agora sim !

Processo criativo para mim parte de três palavras: OBSERVAÇÃO, ACEITAÇÃO e EXPERIMENTAÇÃO.

Observação porque, dentro do meu processo, tudo sai a partir da observação. Observar uma paisagem, observar as linhas do horizonte, observar as cores, observar a reação da tinta nos materiais e observar a mim mesma.

Aceitação porque depois do período de observar e entender o que quero fazer eu aceito aquelas ideias todas que emergiram e deixo elas fluirem dentro do processo de criação.

E, finalmente, a experimentação, porque a partir dessa etapa eu consigo de fato decidir o que dá certo e o que não dá. Eu considero a parte mais importante dentro do processo criativo. É a etapa que vêm o funil e, na prática, conseguimos identificar como será o produto/serviço final.


Lembrando que cada processo é um processo e cada um, com o tempo, vai descobrindo as ferramentas e metodologias que funcionam para você.


A minha visão de processo criativo vem muito do mundo do design e, as vezes, pode ser muito bem pensado mas na hora h muda tudo rsrs. E isso que é o legal do processo criativo também: tudo pode ser imprevisível.


Então minha dica é: sinta o seu processo, deixa ele fluir naturalmente, aceite, experimente, deixe o que faz sentido para você e faça !

NUNCA DEIXE DE FAZER, VIVA SEU PROCESSO CRIATIVO !



#ProcessoCriativo #Processo #Arte #Intuitivo #Observação #Aceitação #Experimentação #Design

5 visualizações

©2020 por atelier Urihi - arte. design.